A aposentadoria mudou. Em 2019 o tema da vez era a Reforma da Previdência. No Brasil a economia estava em crescimento, a inflação controlada e estávamos a caminho de uma Reforma Tributária. Até que veio o coronavírus.
A saga de 2020, que infelizmente adentrou 2021, você já conhece bem. Mas e o assunto da Reforma da Previdência? Vamos retomar? Primeiramente é importante deixar claro que uma vez editada a Emenda Constitucional 103, ela permanece válida, ativa. A pandemia não trouxe nenhuma mudança ou suspensão com relação a este tema.
Novas regras da aposentadoria
- Fim da aposentadoria por tempo de contribuição
- Aumento da idade da mulher
- Fim da integralidade da Pensão por morte e cumulatividade parcial com outro benefício
- Mudança na metodologia do cálculo do valor do benefício
- Idade mínima na aposentadoria especial
Por que mudou?
O Brasil tem passado por mudanças. O achatamento da pirâmide etária, apontado pelo IBGE, mostra claramente o envelhecimento da população. Este é o primeiro ponto: estamos vivendo mais!
Com isso, se uma pessoa se aposenta e a aposentadoria é vitalícia, logo, ela passa a receber o benefício por mais tempo.
O segundo ponto é o Pacto entre Gerações: o RGPS conta com isso, o que quer dizer que quem contribui hoje, paga quem recebe hoje. O dinheiro que o trabalhador contribui não fica guardado para ele no futuro. Sendo assim, se as pessoas estão vivendo mais e a aposentadoria delas depende de quem está contribuindo, então é necessário que quem contribui, o faça por um período maior.
Mas não é só isso. Na verdade, esta é uma maneira simplificada de ver um sistema complexo. Temos ainda um terceiro aspecto: A população está optando por ter menos filhos. Isso quer dizer que haverá menos contribuintes para os aposentados do futuro.
Há alguns anos haviam 10 contribuintes para 1 aposentado. Hoje são cerca de 3 a 4 contribuintes (com tendência a ser cada vez menos) para 1 aposentado que recebe benefício por mais tempo. De maneira bem rápida e sem grandes análises já se pode identificar os motivos principais que levaram à necessidade da Reforma.
Bem na minha vez… E agora?
Sabendo disso, é importante que você não se permita chegar na sua aposentadoria de forma crua e despreparada.
Apesar de a aposentadoria ser vitalícia, diante dos dados apresentados, você já deve ter se dado conta de que não se pode contar com a previdência publica para sanar todas as suas expectativas e exigências que a longevidade trará, esta é a grande mensagem que a Reforma da Previdência Social traz para você!
Não deixe para entender de previdência e planejar o futuro aos 60 anos, pois provavelmente não dará tempo para fazer a devida correção que a sua vida vai necessitar no futuro. Quando o assunto é aposentadoria, o tempo precisa estar a seu favor. Foque no planejamento de longo prazo e desfrute dos benefícios que esta decisão pode te trazer.
A tendência é que os benefícios da aposentadoria pública sejam cada vez mais reduzidos para atender a todos. Portanto, a previdência complementar fechada, que não possui fins lucrativos, pode ser uma excelente decisão, pois reverte integralmente o seu esforço de poupança para você mesmo no futuro. Para saber mais sobre a reforma da Previdência, assista nosso Webinar na íntegra!
