Decisões que mudam o futuro

Diversas fontes incluindo estimativas publicadas pelo The Wall Street Journal apontam que tomamos em média 35.000 decisões diariamente, muitas delas tomadas no “automático”. Isso inclui desde pequenas decisões como qual roupa vamos vestir, o que vamos comer no café da manhã, qual horário vamos sair de casa, que caminho vamos tomar, como também decisões mais complexas envolvendo a nossa carreira e a nossa vida.

Fato é que cada uma das nossas decisões são produtos das nossas escolhas individuais influenciadas ou não por fatores externos e/ou internos. Cada escolha produz um resultado, seja no curto, médio ou longo prazo.

E quando falamos sobre investimentos cabe dizer que as nossas decisões possuem um impacto significativo. Não fazer nada também é uma decisão que, inevitavelmente, trará consequências. Um dos maiores desafios dos brasileiros quando o assunto é finanças pessoais e investimentos é a procrastinação, ou seja, o hábito ou comportamento de deixar para depois, retardar, adiar. Já perdi as contas de quantas vezes ouvi esta frase:

“Não preciso de previdência privada agora. Sou muito jovem. Mais para frente eu penso nisso.”

Uma típica expressão de alguém que está procrastinando uma importante decisão.

Uma das estratégias para vencer esse desafio é entender que o fator tempo somado aos juros compostos é crucial em investimentos, principalmente no horizonte de longo prazo. A conquista de um sonho ou a construção do futuro que desejamos depende das decisões que tomamos hoje. São estas decisões que impactam o nosso futuro.

Existe uma máxima que não custa lembrar: quanto maior o horizonte disponível, menores serão os esforços no presente. O contrário também é verdadeiro.

De acordo com a FenaPrevi, 13,5 milhões de brasileiros possuem previdência privada no Brasil. Isso corresponde a aproximadamente 6,5% da população brasileira, um percentual ainda muito baixo. Dada as limitações da previdência social no Brasil a aplicação em previdência privada é fundamental para complementar a renda e garantir a manutenção do padrão de vida no futuro.

Especialistas no assunto são unânimes em afirmar que previdência privada é uma excelente alternativa para investimentos de longo prazo. Mas é claro que não se pode decidir de qualquer jeito. O mercado tem inúmeras opções e por essa e outras razões é necessário fazer as escolhas certas. Menores taxas e maior rentabilidade aliadas a segurança e ótima gestão são ingredientes indispensáveis em sua tomada de decisão.

Temos orgulho em dizer que atualmente mais de 130 mil pessoas escolheram um dos planos de previdência administrados pela Quanta! São 17 anos de história e mais de R$ 4 bi de recursos sob gestão. Nossos planos são constituídos sob o modelo de contas individuais (considerado o modelo mais seguro do mundo), taxa zero de carregamento e 0,25% de administração ao ano (uma das menores taxas do mercado), além de uma gestão de investimentos segura, eficiente e diversificada.

Vale ressaltar que os benefícios não se concentram apenas no longo prazo, já que no modelo de previdência da Quanta os participantes dispõem do benefício de dedução fiscal que possibilita o pagamento de menos imposto de renda para quem declara IR no Formulário Completo, sem contar na possibilidade de contratação da proteção familiar que são capitais extras destinados a cobrir o risco de morte ou invalidez total e permanente.

Um antigo provérbio diz:

“A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás. A segunda melhor época é agora.”

Esse é o melhor momento para você rever seu planejamento financeiro e previdenciário. Que tal tirar o dia de hoje para pensar sobre isso?

Seu dinheiro é coisa séria e o seu futuro mais ainda! Conte com a Quanta Previdência e com o nosso time de especialistas. Estamos à disposição para apoiar você nesta importante decisão.

Lembre-se que o futuro que você tanto quer depende das decisões que você toma hoje.