Dia do aposentado: Como se planejar para viver uma aposentadoria tranquila 

O Dia do Aposentado e da Previdência Social, celebrados neste 24 de janeiro, nos dá a possibilidade de abordar os desafios e oportunidades que permeiam o cenário previdenciário diante do aumento da expectativa de vida no Brasil. A data não apenas homenageia aqueles que dedicaram décadas ao trabalho, mas também suscita reflexões sobre o presente e o futuro da previdência no país.

Desafios da Previdência Social no Brasil

A previdência social desempenha um papel fundamental na garantia do bem-estar daqueles que contribuíram ao longo de suas carreiras. No entanto, o INSS, assim como outros sistemas previdenciários no mundo, o Brasil enfrenta desafios relacionados à crescente demanda de idosos e a complexidade do sistema.

Conforme o “Global Pension Report 2023” da Allianz, o Brasil é classificado como um dos países com sistema previdenciário menos eficientes, ocupando a 65ª posição entre 75 nações avaliadas. A preocupação reside na projeção que indica uma insuficiência de contribuintes para garantir o suporte necessário às futuras gerações de aposentados, devido à tendência de envelhecimento demográfico.

A alternativa: Previdência Complementar Privada

A longevidade apresenta desafios para a sociedade brasileira. Pesquisa da CNDL e SPC Brasil constatou que 21% dos aposentados permanecem ativos no mercado de trabalho. Desse número, 47%, estão nessa condição devido à insuficiência de renda para cobrir despesas.

A previdência privada e complementar possui importância nos dias atuais por ser uma ferramenta que amplia a segurança financeira do aposentado. Essa modalidade permite que os trabalhadores, além de contribuírem para o INSS, invistam em um plano privado, garantindo um montante adicional que pode fazer a diferença na qualidade de vida no futuro. 

Entretanto, os cidadãos brasileiros não possuem o hábito de reservar recursos para a fase de aposentadoria. Ainda, de acordo com o estudo mencionado, aproximadamente oito em cada dez indivíduos (78%) reconhecem que não estão se organizando financeiramente para o período em que cessarão suas atividades laborais. Entre as razões apontadas, 47% dos pesquisados afirmaram que não sobra dinheiro no orçamento para a reserva. 

Educação financeira

Com a vida em um ritmo acelerado, a urgência em satisfazer necessidades imediatas frequentemente obscurece a importância do planejamento a longo prazo. No entanto, por que nos é tão desafiador, como seres humanos, refletir e agir com uma perspectiva de futuro? A explicação reside na complexa dinâmica de nosso cérebro, que foi moldado para favorecer recompensas instantâneas em detrimento de benefícios futuros.

De toda forma, o número de contribuintes para previdência privada tem aumentado. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, de janeiro a outubro de 2023, os planos de previdência privada aberta experimentaram uma ascensão de 12,4%, referentes ao mesmo período do ano passado.

Quanto antes, melhor

Um levantamento com 801 jovens da Geração Z (18 a 24 anos) mostra que apenas 25% economizam ou investem para a aposentadoria. Apesar de 78% terem renda, 27% não têm recursos suficientes para previdência. Outros 27% consideram-se jovens demais, 24% justificam que não sobra dinheiro  e 21% desconhecem como realizar investimentos previdenciários.

Diante desse cenário, é oportuno reforçar a necessidade de iniciar um plano de previdência o mais cedo possível. O aumento da expectativa de vida demanda uma antecipação na construção de um futuro financeiramente estável, especialmente diante das incertezas dos sistemas de previdência governamentais.

Flexibilidade e personalização dos planos

A flexibilidade e personalização dos planos oferecidos hoje pela Quanta Previdência permitem que cada indivíduo adapte suas contribuições de acordo com suas necessidades e objetivos. Quando a gestão dos seus recursos é eficiente, proporciona um rendimento superior, contribuindo para a construção de uma reserva sólida para o futuro do aposentado. 

Abordagem integrada para uma aposentadoria segura

Ao celebrarmos o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social, é fundamental fomentar a importância de uma abordagem integrada, onde o INSS, a previdência complementar e privada trabalhem em conjunto para oferecer uma proteção mais abrangente aos brasileiros que almejam uma aposentadoria tranquila e segura. 

Entender os desafios e adotar estratégias para superá-los são passos essenciais na construção de um futuro seguro e próspero. Como sempre, a chave está na educação, conscientização e ação no presente.

Cuide do seu futuro

Porque não começar a investir no seu futuro hoje mesmo? Conheças os planos de previdência da Quanta e faça uma simulação! Quanta Previdência (quantaprevidencia.com.br)