Conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo da Quanta, comunicamos que a partir de 1º de janeiro de 2023 será adotada a Tábua biométrica BR-EMSsb-v.2015-f .
A mudança da Tábua biométrica está embasada em dados do IBGE, que demonstram que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando. Com os avanços da ciência e na saúde, se observa uma diminuição da mortalidade, significando que com mais tempo de vida, as pessoas precisarão de mais recursos para a aposentadoria.
Com este cenário, é necessário um acompanhamento mais profundo por parte das entidades de previdência complementar. A Quanta por meio de uma consultoria atuarial, realizou estudos pautados na resolução CNPC n°30, na Instrução Normativa Previc n°33, e na Portaria Previc n°835 visando a adequação e sustentabilidade do plano às necessidades da população segurada e por este motivo a alteração foi realizada.
Esta nova tábua prevê, para pessoas de 60 anos, por exemplo, uma expectativa de vida de 29,4 anos. Ou seja, 2 anos a mais, se comparada à AT 2000 F, atual tábua utilizada. Em média, ao longo das idades, a nova tábua prevê um ganho na expectativa de vida de 1,64 anos se comparada com a atualmente utilizada.
A alteração não interfere no saldo atual do participante/aposentado e sim no valor da renda mensal dos aposentados e pensionistas que optaram em receber por “expectativa de vida”, um dos 3 jeitos de receber o benefício da Quanta (Renda por Expectativa de Vida, Renda por Percentual de Saldo ou Renda por Prazo Determinado).
Se tiver alguma dúvida entre em contato