Incentivo Fiscal: O cashback que está dando certo na previdência complementar fechada.

Em 2022, foram 138 milhões de pontos de cartão de crédito convertidos em Aportes Extraordinários.

O ano de 2022 não foi nada fácil para o sistema financeiro mundial e para as empresas de muitos ramos da economia. As incertezas geopolíticas e econômicas deixaram as pessoas mais conservadoras e céticas quanto a tomada de decisão sobre investimentos de toda natureza, mesmo assim, fruto de um longo e permanente trabalho de educação financeira e conscientização, que hoje é democratizado e potencializado por canais digitais personalizados e abordagens de growth marketing, a Quanta conseguiu alcançar resultados impressionantes em Aportes Extras (Contribuições extras), aquelas que são realizadas em valores e datas não programados e que servem, principalmente, para abatimento de imposto de renda (incentivos fiscais da previdência fechada), no limite legal de 12% dos rendimentos anuais brutos.

A quantidade de Aportes Extras superou a marca histórica de R$ 92 milhões de reais no ano. Apenas em dezembro/22, foram 4 mil clientes/participantes aportando valores nas suas previdências, num montante de R$ 41 milhões de reais, volume 11% maior que no mesmo período do ano anterior.

Um dos grandes destaques dessa arrecadação foi o crescimento de 36% dos Aportes oriundos da “troca de pontos do Cartão de Crédito, que é uma condição dada pelos Instituidores dos Planos da Quanta. Os aportes somaram R$ 6 milhões de reais, a partir da troca de 138 milhões de pontos. Os clientes estão se conscientizando que os pontos do cartão, convertidos em aportes, além de render, ainda ajudam na redução de impostos, contribui para o aumento da renda futura, e, o melhor de tudo, não expiram e não são usados em compras supérfluas. A educação financeira parece estar dando resultado, assim como as campanhas de conscientização.

Glauco Balthar, Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta, acrescenta que o potencial de crescimento desta natureza de contribuição é exponencial, pois menos de 10% dos participantes fazem aportes extras e o volume de participantes que não usam seus incentivos fiscais máximos é de mais de 30% da base Participantes. Em 2023, continuaremos investindo na melhoria das experiências do cliente (UX) nos canais digitais para atrair, simplificar e integrar simulações, gerando insights mais precisos e nos momentos mais adequados para a conversão dessas oportunidades, tanto para o Participante quanto para a Quanta e seus Instituidores.

O crescimento da Quanta é consequência de uma cultura de vanguarda que tem com pilares a educação, a tecnologia e o marketing. “Nosso maior desafio é mudar o comportamento das pessoas em relação ao próprio futuro, ressignificando conceitos, instigando ações e construindo relações duradouras, que conectem os participantes em uma jornada longa, até que possam usufruir de suas reservas ou rendas no futuro”.