Previdência Privada como um benefício oferecido pelas empresas

Colaboradores buscam novos benefícios dentro do mercado de trabalho e o planejamento do futuro oferecido pelas empresas pode ser uma boa alternativa.

A Longevidade é um tema conhecido e muito abordado nos canais de comunicação. Continuamente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica novos dados sobre o tema e relata o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, assim como as estatísticas publicadas em novembro de 2022, onde a média da expectativa de vida ao nascer dos brasileiros passou de 76,8 anos em 2020 para 77 anos em 2021, um aumento de 2 meses e 26 dias de um ano para o outro.  

Segundo estudo divulgado pela PREVIC, isso denota que o Brasil está passando por rápido processo de envelhecimento, a população com idade superior a 65 anos atingiu 20,2 milhões de pessoas (9,8% do total) no ano de 2020, devendo chegar a 57,81 milhões em 2060 (25,5% do número total de habitantes do país).  


Relacionado ao futuro, a longevidade da população está diretamente ligada a qualidade de vida após o período laboral e, consequentemente, a previdência pública é uma ferramenta muito importante quando se trata da qualidade de vida, visto que todo trabalhador contribui para o INSS durante sua vida profissional como base de recebimento da aposentadoria pública no futuro. 

Mas será que a Previdência Social será fonte suficiente de recursos para os são a massa de trabalhadores no Brasil? 

Temos atualmente uma grande fatia da população em idade laboral, produzindo e gerando renda, mas como será no futuro, com o envelhecimento desses 49,6% dos Brasileiros que estão entre 25 e 59 anos em 2023?  

Diante disso, a previdência privada vem ganhando força como complemento de renda para o futuro dos profissionais. Isso ainda de maneira muito tímida e que precisa de muito trabalho para ser melhorada, segundo pesquisa do Banco Central do Brasil divulgada também em estudo realizado pela PREVIC, mostra que parte significativa dos brasileiros, mais precisamente, 48,9% não tem outras formas de planejamento para aposentadoria, além das contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e apenas 6,4% dos entrevistados possuem plano de previdência complementar.  

Por que oferecer uma previdência privada para seus colaboradores?     

           
Diante desse cenário, as empresas em seu papel social podem e devem ser grandes influenciadoras neste processo de educação financeira, sendo na forma de estimular algum tipo de investimento visando o longo prazo ou então oferecer diretamente como forma de benefício, alguma ferramenta que proporcione aos seus colaboradores uma reserva financeira para o futuro, como por exemplo a previdência privada. 

 
Além de conscientizar os colaboradores sobre essa importância, as empresas buscam novas formas de reter as pessoas, diferenciais que possam fazer com que aqueles colaboradores escolham permanecer e se desenvolver junto com a empresa. Dentre os principais benefícios espontâneos, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, está a previdência privada, já que esse tipo de benefício tem o objetivo de complementar a aposentadoria de seus colaboradores, dessa forma, além de estar proporcionando benefícios obrigatórios ou de utilização imediata pelo colaborador, há ainda a possibilidade de oferecer algo diferenciado e incentivar seus colaboradores para que esses se resguardem financeiramente para o futuro. 

Para estimular esse tipo de prática, há no mercado diferentes formas com as quais as empresas, sejam elas do tamanho que forem, podem escolher disponibilizar esse benefício aos seus colaboradores. Uma delas é, oferecendo um plano de previdência para o qual o colaborador contribua com um percentual do seu salário e a empresa em contrapartida também aporta algum valor, estimulando ainda mais a poupança e acúmulo de recursos para o futuro. Podendo ainda a empresa, criar diferentes regras para possíveis resgates antes do prazo. 

A previdência privada para empresas já está entre os quadros de benefícios disponíveis e com toda sua flexibilidade pode ser moldada de acordo com o que a empresa pode proporcionar e com o que os colaboradores valorizam como diferencial. 

De acordo com pesquisa realizada pelo GPTW (Great Place To Work), consultoria global que apoia organizações a obter mais bem resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, percebe-se que a remuneração única e exclusivamente já não é fator determinante para escolha e qualidade do ambiente de trabalho, outros fatores se destacam, sendo eles: oportunidade de crescimento, qualidade de vida, alinhamento de valores, benefícios e remuneração.  

Uma compania que proporciona aos seus colaboradores a oportunidade de acesso a um plano de previdência privada para empresas está permitindo que eles resguardem sua qualidade de vida no futuro, tenham segurança de fazer parte de uma organização que se preocupa com valores e são comprometidas com a sociedade, sua saúde financeira e entregam ainda benefícios diferenciados e atualizados.  

A Quanta Previdência possui um excelente modelo de Plano de previdência corporativo que pode apoiar a sua empresa nessas construções e entrega de valor para seus colaboradores. Esse é o Plano Cooprev, que nasceu com o compromisso de ser simples, fácil, acessível e que permita que as pessoas estejam no controle de suas economias para aposentadoria. Mais informações no nosso site: https://www.quantaprevidencia.com.br/home/cooprev