Proteção Familiar e outros investimentos para a mulher chefe de família

Mulheres representam quase metade dos lares brasileiros quando o assunto é o sustento da casa e dos filhos, ou seja, quase 50% ocupam uma posição importante e que representa grande impacto sobre o presente e o futuro dos seus dependentes. E para ajudar nessa trajetória, iremos levantar qual a importância da adesão da Proteção Familiar e outros investimentos para a mulher chefe de família.

A mulher como chefe de família

O papel da mulher na família e sociedade é de grande importância, mas ao longo dos anos ele passou por transformações. A família moderna, do final do século XVIII e do século XIX, tinha na figura da mulher o cuidado pelas tarefas domésticas, mas sabemos que essa realidade mudou há muito tempo. Em 2022, um estudo realizado pelo Grupo Globo identificou que no Brasil, 48,7% das famílias são chefiadas por mulheres, papel antes ocupado pelos homens.

Quando se é responsável pelos assuntos financeiros da família, é necessário atuar em prol do equilíbrio financeiro e da construção de um patrimônio ou renda para o futuro. Afinal, quando temos laços parentais a estabilidade financeira se torna imprescindível.

A Quanta Previdência, ao atingir a sua maioridade em previdência e fomentar a longevidade em suas ações diárias, sabe da importância deste assunto. Por isso, levantamos 2 temas que também são investimentos indispensáveis para o perfil de mulher chefe de família que se importa com o futuro.

Planejamento financeiro familiar, por onde começar?

O planejamento financeiro familiar exige muita inteligência emocional e entendimento dos produtos certos e boas tomadas de decisões. Mas antes de mais nada, faça o levantamento de todas as despesas, sendo elas:

  • Fixas maiores: moradia, financiamentos que representam a maior fatia de gastos fixos do salário. 
  • Fixas menores: luz, água, conta telefônica ou contas que representam um desembolso regular todo mês devem ser incluídos.
  • Despesas variáveis elevadas: compras do mês com alimentos, higiene, limpeza ou seja, itens de sobrevivência.
  • Gastos irregulares: valores em que gastamos pontualmente seja para nos satisfazermos ou por opção. Fique atento para que ela não seja maior que as demais.

Tenha em mente que você e seus dependentes vão transformar parte das despesas atuais em investimentos e reserva de emergência, Por isso é necessário ser transparente ao realizar o seu balanço e estar disposto a economizar ou fazer renda extra para que você consiga investir no futuro.

Planejamento financeiro longo prazo: produtos indispensáveis.

Para além das ações do passado ou presente, o ato de planejar o futuro possibilita alcançar um futuro mais seguro e a longevidade. Diante do cenário e ambiente de incertezas que vivemos, se torna substancial o planejamento de longo prazo.

Proteção Familiar:

A Proteção Familiar tem o compromisso de garantir uma renda mensal ao participante em casos de imprevistos. Quando falamos em Proteção Familiar, contamos com 3 cenários: invalidez total e permanente ou morte, assegurando à família a continuidade dos sonhos e do padrão de vida que o Participante gostaria de preservar. 

  1. E em caso de invalidez total e permanente ou morte, a seguradora realiza um aporte na conta individual de previdência do Participante com o valor do capital segurado.
  2. Em caso de invalidez, o Participante poderá resgatar até 25% do saldo à vista. Em caso de morte, o beneficiário poderá resgatar até 25%.
  3. O saldo remanescente será convertido em renda mensal, o Participante ou o beneficiário poderá optar por uma das três modalidades disponíveis: renda mensal por prazo determinado, renda mensal por percentual de saldo e renda mensal por expectativa de vida.

Previdência Privada:

A previdência privada é uma forma segura de você investir o seu dinheiro tendo em vista o longo prazo. Mas nem toda Previdência é igual, aqui na Quanta Previdência trabalhamos com o modelo fechado, onde o associado garante todos os benefícios do nosso serviço, como:

  1. A menor taxa de administração do mercado, 0,25% ao ano;
  2. Previdência segura e com conta individual;
  3. Somos sem fins lucrativos, o que significa que o lucro é seu;
  4. Aplicativo completo onde você contrata e pode ser atendido;
  5. Zero taxa de carregamento;
  6. Portabilidade sem custos;
  7. Defina um perfil de investimento para você com a ajuda da nossa inteligência artificial.

Dentre todas essas vantagens da Previdência Privada, existe a possibilidade de deduzir até 12% da renda bruta anual na declaração do Imposto de Renda, o que significa mais economia para você!

Vale lembrar que a Previdência Privada é um investimento pensado não apenas na aposentadoria, mas também pode ser feita com objetivos como pagar a faculdade do filho, comprar uma casa e realizar algum sonho de longo prazo.

Para saber mais sobre os diferenciais da previdência fechada para aberta, e entender por que você deve optar pela Quanta Previdência, acesse o app da sua cooperativa ou entre em contato conosco.