Proteção Familiar: o que é, diferenças e como contratar

A proteção familiar é um investimento de longo prazo, assim como a previdência privada e outros investimentos. Talvez o ponto de maior reflexão é sobre o percurso que existe até chegarmos no momento de desfrute ou usufruto do investimento.

Essa jornada pode levar anos de planejamento financeiro e previdenciário, mas exige zero complexidade quando se tem um bom produto. Além disso, você sabe quais os riscos de percurso envolvidos e suas diferenças entre esses benefícios financeiros?

Quando falamos de proteção familiar levamos em consideração “riscos sociais”, como:

  1. Morte;
  2. Invalidez;
  3. Acidente;
  4. Doenças
  5. entre outros.

Para cobrir os riscos e amenizar os impactos da nossa ausência e produtividade, a cobertura de imprevistos futuros é essencial para o seu planejamento financeiro. Ela irá proporcionar um capital extra capaz de amparar (você ou sua família) caso algum imprevisto aconteça.

Já quando falamos de previdência privada, lidamos com o risco de sobrevivência. Onde alcançamos a longevidade e necessitamos de outros meios financeiros para obter renda. E, sem dúvidas, este é o maior objetivo da previdência: rentabilizar o seu saldo e entregar uma renda mensal no futuro que atenda às suas necessidades.

Proteção familiar entre os jovens e cenário

Pensar sobre esses temas não é “coisa de velho”. Pesquisas afirmam que a procura por estas proteções entre os mais jovens aumentou significativamente entre os anos de 2020 e 2021, com crescimento na contratação de jovens até 30 anos. Dados da SUSEP apontam que o volume de prêmios dos seguros de pessoas (valor que os segurados pagam para as seguradoras) atingiu R$ 50,8 bilhões no acumulado de 2021. Esse número é 12,4% maior em relação ao registrado no ano anterior. Além disso, o boletim estatístico do INSS de 2020 aponta que aproximadamente 50,1% de tudo que é pago hoje refere-se a eventos ligados a acidentes, invalidez e morte.

Quanto maior o percurso, maiores os riscos de morte e invalidez. É como fazer uma viagem longa em detrimento de uma viagem curta. Nas viagens mais longas você se prepara mais, leva mais bagagem, considera os imprevistos, contrata um seguro (principalmente se for viajar para fora do país) etc. Por que seria diferente quando falamos em planejamento financeiro e previdenciário?

O tamanho desta proteção (imagine um guarda-chuva) você é quem vai dizer, pois varia de acordo com a sua necessidade. O maior perigo é uma trajetória sem nenhuma proteção!

É neste sentido que a proteção familiar atende uma necessidade que é latente e real: proteger o presente enquanto o futuro ainda não chegou. É dar proteção ao longo da jornada para que cada participante não seja pego de surpresa no meio do caminho caso um destes imprevistos ocorra.

Como se preparar hoje, para o futuro?

A proteção familiar custa pouco, mas vale muito! Sem dúvidas é indispensável durante esta jornada de longo prazo.

Estas coberturas (morte e invalidez total e permanente) podem ser contratadas dentro dos planos de previdência oferecidos pela Quanta (administradora dos planos de previdência fechada Prevcoop e Precaver). Elas são flexíveis e adaptam-se às suas necessidades, podendo ser ajustadas no futuro tanto para mais quanto para menos. Além disso, ao contrário dos seguros tradicionais, possuem dedução fiscal. Ou seja, contribuem para que você reduza a tributação de IR em sua declaração de Imposto de Renda!

Sim, a proteção familiar te entrega muitos benefícios no presente. Se você gostou do assunto, é um cooperado e quer saber mais, acesse o nosso e-book a Importância das coberturas de risco na sua proteção familiar.