Economia de imposto de renda na reta final: contadores podem transformar declaração com a previdência privada

Transforma a previdência privada em uma economia tributária para seu clientes e ofereça um diferencial ainda pouco explorado no mercado.

O prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 está se aproximando (30 de maio) e muitos brasileiros ainda correm contra o tempo para organizar os documentos e buscar formas de pagar menos imposto. É neste cenário que os contadores podem tornar sua atuação mais estratégica, oferecendo soluções que impactam o bolso e a vida dos seus clientes.

Uma dessas soluções é a previdência complementar fechada, como os planos da Quanta. Esta alternativa é capaz de ajudar a sanar uma das maiores dores do contribuinte: a alta carga tributária. E, ao conseguir reduzir os valores pagos ao fisco, o cliente atinge seu objetivo, aumentam as chances de ele ser fidelizado e o contador é valorizado ao final de mais um ciclo de IR.

Dedução fiscal de até 12% é caminho para pagar menos imposto de renda

A previdência complementar fechada permite ao contribuinte deduzir até 12% da renda bruta tributável anual na declaração completa do IR. Esse valor reduz a base de cálculo e pode gerar uma economia significativa, muitas vezes superior a outras deduções, como educação e saúde.

O contador que orienta o cliente nesse sentido promove um ganho real. E melhor: esse valor economizado pode ser reinvestido no próprio plano, potencializando o patrimônio futuro. Nessa dinâmica, é possível economizar hoje, aplicar de novo, e colher muito mais adiante.

Além disso, a tributação sobre o valor investido só acontece no momento do resgate ou quando o participante se aposenta. É o chamado diferimento fiscal, adiamento do imposto de renda que permite aos recursos crescerem com mais força ao longo dos anos, sem “mordidas” antecipadas do leão. Em outras modalidades de investimento, o come-cotas, recolhimento semestral de IR, acaba consumindo grande parte da rentabilidade, reduzindo o resultado do investidor.

Tabelas de tributação, flexibilidade e planejamento do legado

A previdência privada oferece ainda duas formas de tributação: tabela progressiva, a mesma utilizada pela Receita Federal para tributar a renda mensal; e a tabela regressiva, que recompensa o investidor de longo prazo com alíquotas que chegam a apenas 10% após 10 anos. Esse diferencial é uma grande oportunidade para que o contador atue como um consultor de planejamento tributário, personalizando a estratégia conforme o perfil e os planos do cliente.

Tabela progressiva

Tabela regressiva

Também é possível contratar planos para os filhos e aproveitar o benefício fiscal de forma ampliada. É importante lembrar que filhos maiores de 16 anos devem estar contribuindo com o INSS para que o benefício fiscal possa ser utilizado.

Pensando no futuro da família, a previdência também funciona como um instrumento eficiente de sucessão patrimonial: os recursos aplicados não entram em inventário, podem ser repassados em poucos dias e, em muitos estados, são isentos de ITCMD.

Esses diferenciais tornam a previdência complementar fechada uma ferramenta muito mais robusta do que se imagina: é planejamento tributário, é segurança para a aposentadoria e é proteção familiar.

Proteção familiar gera segurança no presente e alívio no imposto de renda

Além dos aportes feitos no plano de previdência, as contribuições à proteção familiar — também oferecida dentro dos planos da Quanta — é outra frente que pode trazer vantagens fiscais. A proteção familiar é uma cobertura para casos de invalidez total e permanente e de morte, que asseguram tranquilidade e amparo à família em situações inesperadas.

Essas contribuições, quando realizadas em conjunto com os planos da Quanta, também entram no limite dos 12% da renda bruta tributável que podem ser deduzidos do IR. Ou seja, é possível se proteger hoje e ainda reduzir o valor do IR, potencializando a economia de impostos.

Para o contador, esse é mais um argumento contundente: ao incluir a proteção familiar no planejamento tributário de seus clientes, ele amplia a segurança da família e reforça seu papel consultivo. O cliente sente que está sendo cuidado de forma completa — com economia, planejamento e proteção. E essa sensação de segurança gera vínculo, fidelidade e confiança no profissional de contabilidade.

Um aliado estratégico na reta final

Mesmo com o prazo da declaração perto do fim, ainda é possível orientar quem tem previdência privada a utilizar a dedução fiscal. Um simples movimento pode resultar em um valor significativo de reais economizados no IR de 2025, e em um relacionamento de longo prazo com o cliente. Também é possível fomentar a adesão dos clientes aos planos da Quanta para que usufruam dos benefícios fiscais na declaração de IR do próximo ano.

Ainda há tempo de fazer a diferença por meio de um caminho seguro e eficaz com a previdência privada.

Saiba como aproveitar esse benefício na Quanta Previdência direto no seu app: https://plataforma.quantaprevidencia.com.br/incentivos-fiscais